unidade

GUARATINGUETÁ

(12) 3152 - 3011

unidade

LORENA

(12) 3125 - 4739

unidade

CACHOEIRA PAULISTA

(12) 3125 - 4739

unidade

PIQUETE

(12) 3156 - 2040

Orientações Pré-Coleta

Apresentamos orientações gerais para pré coleta dos exames mais realizados. Orientações mais específicas são informadas durante o orçamento no laboratório. Dúvidas, entre em contato conosco.

Observação: No caso de vários exames, seguir o maior tempo de jejum. O uso dos medicamentos deve ocorrer normalmente. A ingestão de água é liberada.

+ Jejum

Ácido Úrico (8 horas de jejum)

Coagulograma (8 horas de jejum)

Colesterol Total (8 a 14 horas de jejum)

Cortisol Matinal (8 horas de jejum). Colher entre 7h e 9h da manhã, caso o médico não tenha descrito o horário de coleta no pedido colher idealmente às 8h.

Creatinina (8 horas de jejum)

Glicose (8 a 12 horas de jejum, adultos e crianças)

Glicose Pós Prandial (2 horas a partir do término da refeição, retornar ao laboratório para coleta. Neste intervalo só é permitida a ingestão de água).

Hemograma (4 horas de jejum). Recomendado mas não obrigatório.

Hormônios (8 horas de jejum)

HIV (8 horas de jejum)

IGE Total (8 horas de jejum)

Marcadores em geral (8 horas de jejum)

Pré Natal (8 a 12 horas de jejum)

Prolactina (4 horas jejum). Necessário 30 min de repouso na unidade antes da coleta.

PSA (8 horas de jejum). 2 dias antes não realizar as seguintes atividades: andar de moto, andar de bicicleta, andar a cavalo, ejacular. Após biópsia aguardar 6 semanas.

Teste do Pezinho: é recomendado que a coleta ocorra do 3º ao 30º dia após o nascimento. Para os lactentes, colher no maior intervalo entre as mamadas. No caso de transfusão, aguardar no mínimo 10 dias para coleta.

Triglicérides (8 a 14 horas de jejum)

Uréia (8 horas de jejum)

+ Exame de Urina

Manter a rotina normalmente. Se possível, evitar coleta de urina em período menstrual.

Solicitar o frasco coletor no laboratório. Identificar o coletor com nome completo. Colher a primeira urina da manhã. Higienizar a parte íntima com água e sabão. Enxaguar o suficiente. Secar com toalha limpa. Evitar a contaminação do frasco coletor, lavando bem as mãos antes. Desprezar o primeiro jato e colher o jato do meio. Em seguida, levar a urina para o laboratório. Se necessário, guardar a urina na geladeira por algumas horas. Caso já tenha feito a primeira urina da manhã ter uma retenção de no mínimo 4 horas.

+ Exame de Fezes

Solicitar o frasco coletor no laboratório ou comprar na farmácia. Identificar o coletor com nome completo. Lavar bem as mãos. Coletar partes do início, meio e fim, sem misturar com a urina. O material pode ser colhido um dia antes de levar ao laboratório, não é necessário conservar em geladeira, pode manter em local fresco.

+ Espermocultura

A coleta é realizada no laboratório. A higienização com água e sabão deve ser feita em casa. Urinar antes de colher o esperma. Armazenar no coletor estéril todo o material ejaculado. Não usar nenhum tipo de produto para auxiliar na coleta. Entregar o material para o(a) enfermeiro(a).

A coleta de forma adequada é fundamental para o correto resultado do exame. Pacientes não vasectomizados devem fazer uma abstinência sexual de 5 dias.

+ Teste de DNA

A investigação de paternidade pode ser realizada em diferentes módulos conforme a necessidade do solicitante (participação de mãe, filho e suposto pai; filho e suposto pai; filho e outro grau do suposto parente).

O teste é realizado por análise de material biológico dos envolvidos. A coleta deve ser realizada obrigatoriamente na presença de todos os envolvidos, sem necessidade de jejum. Todos os envolvidos deverão apresentar documentos de identificação. Se a mãe e/ou suposto pai for menor de 18 anos, é necessária a apresentação da autorização e cópia do documento do responsável legal. Mesmo que a mãe não participe do exame é necessário portar os documentos originais e estar presente no dia da coleta.

+ Toxicológico

Visa identificar o consumo de determinadas substâncias psicoativas nos últimos 90 dias. Exigido no processo de habilitação, renovação e mudança para as categorias C, D e E.

O teste é realizado por análise de material biológico do cabelo ou pelo. Deve ser apresentado documento de identificação e CNH. A coleta é realizada com testemunha.